Desde os primórdios da civilização existe a necessidade de controlar seus bens, conhecer os fatos que causavam suas alterações, assim como proteger a posse de seu patrimônio. A contabilidade para fazer esses registros, surgiu à medida que se aumenta a quantidade de operações, fazendo com que os indivíduos aumentassem sua preocupação em saber quanto renderia e qual a variação do seu patrimônio em determinado período.
Conforme afirma Lopes (2008), as primeiras evidências de registros contábeis empíricos encontrados por historiadores referissem ao período por volta de 8.000 a.C., eram fichas de barro que representavam as unidades componentes da riqueza de homens pré-históricos. Com o desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios. Mas se tornaram defasados com a invenção da mecanografia, esta, por sua vez, posteriormente substituído à informática.
Desde então, a contabilidade vem aperfeiçoando seus métodos de escrituração contábil, e a área de tecnologia da informação tem se mostrado útil no que tange a integração das informações contábeis e fiscais junto aos órgãos fiscalizadores, no que se refere à modernização da gestão tributária.
A contabilidade digital pode ser vista como um esforço do governo para centralizar as informações geradas pelas empresas por meio de um único informativo mensal. E principalmente, como uma forma encontrada pelo Estado de combater a sonegação fiscal.
A tecnologia da informação está criando ferramentas específicas para o setor. Os escritórios e profissionais passam a ter acesso a benefícios que podem ajudar a ampliar seu alcance no mercado, atingindo maior número de clientes, aumentando a concorrência, reduzirem custos e utilizar recursos inovadores nas atividades. Têm a oportunidade de fortalecer suas aptidões, de obter conhecimento especializado. Integrando sistemas, é possível focar na criação de soluções inovadoras e manter a competitividade.
A busca incessante por um melhor desempenho profissional no mercado de trabalho exige que os profissionais contábeis mantenham-se atualizados, procurando inteirar-se das modificações na legislação, acompanhando a modernização dos processos e métodos na área contábil. Cabe ressaltar que a contabilidade digital traz uma nova visão da forma de escrituração, e é importante os contadores permanecerem atentos.
Assim a problemática deste trabalho se baseia no desafio da contabilidade digital aos profissionais contábeis, verificando quais os conhecimentos exigidos pelo mercado de trabalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário